Seg, 28 de janeiro de 2019, 18:44

histórico do evento

O GT da Anpoll: A mulher na literatura, fundado em 1985, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, apresenta o XVIII Seminário Internacional Mulher & Literatura, que acontecerá no período de 14 a 17 de agosto de 2019, na cidade de São Cristóvão, com a temática: Escritas de resistência, voltada para os estudos dos textos literários de autoria feminina e para a crítica literária feminista e suas intersecções na contemporaneidade. Esta edição propõe a diminuição do duplo nome que o evento vem recebendo desde 2003, respeitando o total de seminários nacionais já organizados: dezessete e o termo internacional que dá mais abrangência aos estudos feitos pelas pesquisadoras do GT e de universidades estrangeiras. Essa estratégia está em conformidade com as diretrizes da Capes para a internacionalização dos programas de pós-graduação no Brasil.

No intuito de ampliar a divulgação das pesquisas realizadas ao longo dos 35 anos de existência desse Grupo de Trabalho, convidamos a comunidade acadêmica a propor trabalhos acerca da literatura de autoria feminina em seus variados gêneros: a crítica literária feminista, a história literária e a ampliação do cânone, os estudos da recepção e do resgate de escritoras e os estudos de gênero voltados para a produção literária das mulheres.

A temática Escritas de resistência justifica-se pela necessidade de aprofundamos nossas reflexões acerca dos avanços dos estudos que privilegiam o lugar de fala da mulher no campo literário. A resistência feminina na contemporaneidade projeta-se por duas perspectivas políticas: a estratégia de garantia das conquistas femininas das últimas décadas; a ampliação dos direitos por salários iguais; e a luta contra as diferentes formas de violência impostas historicamente à mulher. Por uma perspectiva interdisciplinar, a crítica feminista tem buscado novas abordagens teóricas e metodológicas para fortalecer seu papel de resistência e dar visibilidade ao resgate de importantes escritoras esquecidas e à vasta produção literária feminina da contemporaneidade em diferentes gêneros literários: romance, conto, poema, teatro, memórias, traduções, adaptações, entre outras formas artísticas.

Atualizado em: Ter, 29 de janeiro de 2019, 19:38